Quem nunca levou um susto ao conferir a conta de energia no fim do mês? Felizmente, existe uma iniciativa do governo federal que pode aliviar esse peso. Neste post, explicaremos como o Desconto na Conta de Luz pode ajudar várias famílias no Brasil.

Entendendo o Objetivo do Programa

Criado para dar suporte a famílias em condições econômicas vulneráveis, o programa tem como meta diminuir os valores das contas de energia. Assim, evita-se o dilema entre pagar as contas e garantir itens essenciais, como comida.

O benefício da tarifa social é direcionado a lares onde a renda per capita não ultrapassa meio salário mínimo (R$706). Para calcular, basta somar todos os rendimentos dos membros da casa e dividir pelo total de residentes.

Além disso, os idosos a partir dos 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também têm direito ao desconto.

Passo a Passo para Solicitar o Desconto

Para ter acesso ao desconto na conta de luz, é fundamental estar inscrito no Cadastro Único ou ser beneficiário do BPC. Não está cadastrado? É hora de se inscrever, já que isso facilita o acesso a outros auxílios sociais.
Caso já faça parte do cadastro e atenda aos requisitos, procure um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na sua cidade e faça a solicitação. Visite o CRAS mais próximo e obtenha informações sobre a Tarifa Social assim que possível.

Como Funciona o Desconto

Atendendo aos critérios, o desconto na conta de luz será aplicado conforme o consumo de energia:

  • Até 30 kWh por mês: desconto de 65%
  • De 31 kWh a 100 kWh: desconto de 40%
  • De 101 kWh a 220 kWh: desconto de 10%

Para famílias indígenas e quilombolas, existe a isenção total para consumos de até 50 kWh por mês, com aplicação dos descontos mencionados para consumos superiores.

ACESSE PARA SABER MAIS SOBRE O BENEFÍCIOVocê continuará no mesmo site.

Não perca a oportunidade de reduzir sua conta de luz!